FAQ

Como funciona o Programa CENTRO+?

O Centro+ é um dos programas prioritários previstos no Plano Plurianual 2022-2025 da Prefeitura de Porto Alegre. A iniciativa funciona a partir de uma governança centralizada e possui a sua operacionalização descentralizada. Isso quer dizer que embora a coordenação esteja a cargo de uma secretaria, toda a administração municipal está envolvida na busca pela revitalização do Centro Histórico da Capital. Cada setor atua dentro das suas atribuições, mas todos trabalham com o intuito de recuperar e qualificar um dos espaços urbanos mais importantes do Rio Grande do Sul.

Quem é responsável pelo Centro+?

A coordenação do Centro+ fica a cargo da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Porto Alegre, sendo o programa gerenciado diretamente pelo gabinete do secretário.

Como ocorrem as reuniões relacionadas ao programa CENTRO+?

As reuniões ocorrem em dois níveis. O primeiro envolve a participação direta dos gestores e técnicos responsáveis. Nesse nível, os encontros podem contar com a presença de secretários e especialistas em urbanismo, legislação, cultura e diversos outros temas. A partir dessas discussões são desenvolvidos projetos e/ou ações pontuais. No segundo nível, as reuniões ocorrem por meio do Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro), grupo multissetorial responsável por analisar demandas relacionadas à região e dar encaminhamento a possíveis soluções. O GGI-Centro é composto por representantes de todas as áreas da administração municipal e serve como ponto focal para os esforços específicos a serem desencadeados.

Por que o Centro+ é dividido em eixos operacionais?

A divisão em eixos operacionais facilita o trabalho de governança e dá mais agilidade à operacionalização do Centro+. Como existem iniciativas que dialogam apenas com parte das estruturas da prefeitura, os eixos servem como direcionadores. Dessa forma, as ações que envolvem o eixo Infraestrutura e Serviços, por exemplo, terão a participação apenas das secretarias e órgãos que possuem interface com a questão. Essa metodologia evita a mobilização de agentes públicos em ações que não possuem ligação com a sua esfera de atuação.

Como faço para colaborar ou enviar sugestões para o Centro+?

É simples e fácil colaborar com o Centro+. Os interessados devem mandar e-mail para centromais@portoalegre.rs.gov.br, com uma breve descrição da sua ideia. A partir desse ponto, um técnico do programa entrará em contato para tratar da questão, que pode ser solucionada através dessa conversa ou dar origem a uma reunião para aprofundamento do tema. É sempre importante lembrar que o Centro+ não substitui nem se sobrepõe ao trabalho que é realizado pelos serviços do 156 e da subprefeitura da região. Colaborar com o Centro+ significa sugerir ideias que promovam o resgate da autoestima da região, a diversificação da sua economia, o aumento da segurança, a melhoria da prestação de serviços públicos e a promoção das potencialidades existentes no bairro.

Como posso aderir ao Polo do Centro Histórico?

Para aderir ao Polo do Centro Histórico, o interessado precisa apenas preencher o formulário existente na página inicial deste site. A partir de então, a equipe da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Porto Alegre entrará em contato, auxiliando em todo o processo.

Além do Polo do Centro Histórico, estão previstas outras iniciativas?

Sim. O polo é apenas a primeira de muitas iniciativas a serem desenvolvidas pela Prefeitura de Porto Alegre dentro do escopo do Centro+. Em breve, será lançada neste site uma consulta pública online que possuirá o objetivo de elencar as prioridades para o Centro Histórico. Essa consulta e os estudos e diagnósticos que estão sendo elaborados pelo corpo técnico da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos nortearão os próximos passos do programa.”