O Centro+

Conheça o Centro+

O Centro Histórico é a principal porta de entrada de Porto Alegre, referência em serviços e mobilidade para toda a Região Metropolitana e o maior polo comercial e bancário do Rio Grande do Sul. O programa Centro+ abrange ações exercidas pelo poder público, incluindo aquelas realizadas em parceria com o setor privado, visando estimular a circulação de pessoas e propiciar, sustentar e facilitar políticas, projetos e medidas para o desenvolvimento do Centro Histórico de Porto Alegre. O programa tem como objetivos revitalizar o território, estimular o fluxo de pessoas no Centro Histórico, tornar a localidade um destino turístico relevante e criar políticas públicas, projetos e medidas para o desenvolvimento do bairro.

Nossos pilares

Uma vez definida as intervenções necessárias no Centro Histórico, a Prefeitura de Porto Alegre organizou os esforços a partir de uma divisão temática. Foram estabelecidos cinco eixos prioritários de atuação descentralizada, que orientam as ações do programa. Esses eixos permeiam todas as estruturas da administração municipal, reforçando a importância de uma abordagem transversal e multissetorial para promover a transformação efetiva do território.

Centro+

Recuperação Urbana

Centro+

Economia e Inovação

Centro+

Turismo e Eventos

Centro+

Cultura e Patrimônio

Centro+

Cuidados Integrais

Recuperação Urbana

A requalificação de espaços públicos é um dos eixos do Centro+, com ações que promovem o uso inteligente e sustentável do Centro Histórico. O programa estimula o retrofit de edifícios, a habitabilidade, o urbanismo tático e a ativação de áreas ociosas, unindo parcerias públicas e privadas para devolver vitalidade, moradia e inovação ao coração de Porto Alegre.

Economia e Inovação

Com foco no desenvolvimento econômico, o Centro+ atua para atrair investimentos, fomentar a economia criativa e incentivar a ocupação de imóveis ociosos. O programa apoia negócios inovadores, estimula novas tecnologias e espaços de coworking, além de investir na capacitação da cadeia produtiva local, fortalecendo o ecossistema econômico do Centro Histórico.

Turismo e Eventos

O Centro+ promove a valorização do patrimônio histórico e cultural por meio da estruturação de roteiros turísticos temáticos, sinalização urbana e programação cultural permanente. A iniciativa fortalece o turismo local com parcerias com o trade turístico, ações de marketing territorial e estímulo à hospitalidade, consolidando o Centro Histórico como destino vibrante e acolhedor.

Cultura e Patrimônio

O programa incentiva eventos culturais permanentes e a ocupação artística de espaços ociosos, transformando o Centro Histórico na maior galeria a céu aberto de arte urbana da América Latina. As ações celebram a identidade histórica e cultural da região e incluem editais prioritários voltados à produção e difusão cultural no território.

Cuidados Integrais

Com uma visão de gestão urbana integrada e humana, o Centro+ busca promover uma revitalização completa do território. As intervenções consideram simultaneamente infraestrutura, segurança e inclusão social, criando um ciclo virtuoso de cuidado e transformação no coração de Porto Alegre.

Evolução do programa

O Centro+ prevê que as ações sejam executadas em fases. Essa divisão permite definir o escopo de atuação dos diferentes setores da Prefeitura envolvidos na revitalização do Centro Histórico e organizar, por meio de um cronograma, as etapas de execução de cada iniciativa.

Em maio de 2021, foram apresentadas as ações de curto prazo, previstas para um período de 120 dias. Em junho, foram instalados o Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro), colegiado responsável por estruturar a governança centralizada e a operação descentralizada do programa, e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), encarregado de serviços emergenciais de limpeza e manutenção.

Em agosto, teve início o ciclo de consolidação e ampliação do programa, marcando a fase de execução de projetos e iniciativas de maior escala. A primeira ação foi o Desafio Criativo Centro+, um hackathon voltado a profissionais, estudantes universitários e representantes da comunidade, com o objetivo de reunir soluções inovadoras para o Centro Histórico. O evento ocorreu em formato híbrido, com atividades online e uma etapa final presencial no Farol Santander.

Em outubro de 2021, o Ministério da Economia aprovou o cofinanciamento de US$ 152 milhões para Porto Alegre, via Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os recursos contemplam investimentos no Centro Histórico, 4º Distrito e Orla do Guaíba, integrando o conceito de Centro Expandido e garantindo o financiamento do Centro+.

Centro+
Centro+

Em dezembro de 2021, o prefeito Sebastião Melo assinou um decreto que revisou as normas para permissionários e licitações de ocupação de espaços vagos no Mercado Público. A medida beneficia quem está em dia com a prefeitura, prevê a reintegração de áreas ocupadas irregularmente e determina a desocupação de boxes de permissionários inadimplentes que optarem por não aderir ao novo regramento.

Ainda em dezembro, o projeto do Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer do Centro Histórico foi protocolado na Câmara Municipal, aprovado pelo Legislativo e sancionado em janeiro de 2022. Nesse mesmo mês, começaram as obras de recuperação do segundo piso do Mercado Público, fruto de parceria com a iniciativa privada, que prevê um investimento de R$ 9,4 milhões na estrutura. O Centro+ foi um dos sete programas prioritários do Plano Plurianual 2022-2025.

A partir desse compromisso prioritário, o Centro+ intensificou sua atuação para revitalizar o território, estimular o fluxo de pessoas no Centro Histórico, consolidar a região como destino turístico relevante e fomentar políticas públicas, projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do bairro. Em 2024, um dos destaques foi a ampliação do apoio e da promoção de eventos, como o Graffiti Sinfônico e a Oktoberfest, que levaram milhares de pessoas ao Centro Histórico.

Os três Centros Históricos

Pensar a revitalização do Centro Histórico exige dos gestores reconhecer que a região apresenta características variadas, resultado do processo de desenvolvimento de Porto Alegre e das mudanças nas dinâmicas socioeconômicas ao longo dos anos. A proposta do Centro+ considera essas diferenças internas, classificando as áreas conforme suas atividades predominantes. Assim, o bairro foi dividido em três setores: Setor Residencial, Setor Comercial e Setor Cultural e Institucional. Cada um deles receberá iniciativas alinhadas aos eixos operacionais do programa.

Setor Residencial

Compreende o perímetro entre a Rua Riachuelo, a Av. Presidente João Goulart, a Av. Loureiro da Silva, a Av. João Pessoa e a Av. Senador Salgado Filho. Possui características típicas de um bairro residencial, concentrando a maior parte dos moradores do Centro Histórico. Para esse setor, o Centro+ projeta ações voltadas à preservação de sua ambiência, além de intervenções para qualificar passeios, iluminação, acessibilidade, segurança e serviços em geral.

Centro+
Centro+

Setor Comercial

Localizado entre a Av. Borges de Medeiros, a Av. Senador Salgado Filho, a Rua Annes Dias, o Complexo Viário da Conceição e a Av. Mauá, esse setor concentra o comércio especializado de varejo e atacado, além dos principais terminais de transporte coletivo da cidade. Caracteriza-se pela baixa qualidade de conservação de vias e edifícios, tráfego pesado, intensa circulação de pessoas e veículos, ausência de áreas verdes e baixíssima densidade populacional, evidenciada pela desertificação noturna. Para essa região, o Centro+ priorizará ações de humanização, como disciplinamento do tráfego, ampliação de passeios, criação de novas áreas de lazer e incentivo à moradia e a atividades econômicas com forte urbanidade ativa.

Setor Cultural e Institucional 

Inclui o perímetro formado pela Av. Borges de Medeiros, Rua Riachuelo, Av. Presidente João Goulart e Av. Mauá, além de uma segunda área que abrange a Rua Riachuelo, Rua General Câmara, Rua General Auto, Rua Fernando Machado e Rua Espírito Santo. Trata-se da região que concentra a maior parte dos órgãos públicos, sedes de instituições e empresas, bem como os principais equipamentos culturais de Porto Alegre. É um setor marcado pelo alto valor histórico e boa conservação dos espaços públicos e edificações. O Centro+ buscará dinamizar esse território, potencializando o uso de seus ativos e ampliando as possibilidades de exploração qualificada de seus espaços.

Centro+